Instituto SENAI SC

> Nanossatélite VCUB1

VISIONA

Sobre o Projeto

O Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados, em parceria com a Visiona, desenvolveu o primeiro satélite projetado pela indústria nacional, o VCUB 1.

Desafio

Viabilizar a criação e o domínio de satélites totalmente nacionais, possibilitando ao país deter toda a cadeia de produção e de gerenciamento de satélites, sem depender de softwares de terceiros. O objetivo é trazer mais avanço e autonomia para a indústria aeroespacial brasileira.

Solução Proposta

O projeto de tecnologia espacial é composto por sistemas satelitais para satélites de órbita baixa e foi desenvolvido para realizar o monitoramento remoto. A solução propõe uma integração completa do nanossatélite – desde o computador de bordo até a estação de controle e rastreio de satélites. Para isso, o VCUB 1 passou por testes ambientais do nanosatélite integrado, além de testes de validação do software de controle e altitude e do software de rádio.

Resultado

A câmera especial do VCUB 1 é capaz de gerar imagens de sensoriamento remoto com qualidade radiométrica e geométrica altamente confiáveis, o que é fundamental em práticas como agricultura de precisão, monitoramento de desmatamento, de enchentes e deslizamentos de encostas, ou ainda consolidação do Cadastro Ambiental Rural. A qualidade das imagens também permitirá ao poder público melhorar o planejamento e a realização de serviços urbanos, por exemplo.

Abrir Whatsapp
Seja bem-vindo(a) aos Institutos SENAI! Clique abaixo para falar conosco por WhatsApp.
Ao solicitar contato você manifesta concordância no tratamento de seus dados, ficando ciente que receberá comunicação, atrás dos meios disponibilizados, de produtos, serviços e cursos de sua área de interesse. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.