Instituto SENAI de Inovação em
Somos o primeiro e maior centro de processamento a laser da América Latina.
O Instituto SENAI de Inovação em Processamento a Laser é referência nacional e internacional na aplicação da tecnologia a laser em manufatura avançada. Nossa estrutura foi projetada para atender demandas críticas de grandes players industriais, com soluções de alta confiabilidade, precisão e agilidade.
Somos um centro estratégico com capacidade de desenvolver respostas rápidas e impacto direto sobre a produtividade, segurança e competitividade das operações industriais.
MAIS DE
projetos desenvolvidos
MAIS DE
empresas atendidas
Assista ao vídeo com nosso especialista.
A versatilidade dos processos de manufatura a laser viabiliza soluções tecnológicas que melhoram o desempenho de ativos industriais, reduzem paradas críticas e ampliam a vida útil de componentes estratégicos.
•L-PBF – Fusão em Leito de pó a laser e L-DED – Deposição Direcionada de Energia Reparo e Revestimento de componentes
• Otimização topológica
• Design for Additive Manufacturing (DfAM)
• Manufatura híbrida
• Pesquisa e definição do ciclo de vida da cadeia de manufatura aditiva
• Imersão e capacitação em manufatura aditiva através da Academia de Manufatura Aditiva (AMA)
• Revestimento (laser cladding) e surface alloying
• Texturização e funcionalização de superfícies com lasers pulsados (ns a ps)
• Limpeza a laser
• Desenvolvimento e fabricação de nanomateriais por ablação a laser
• Projeto e integração de processos a laser em sistemas dedicados
• Soldagem a laser e soldagem híbrida laser-arco elétrico
• Soldagem de materiais metálicos e poliméricos de pequenas ou grandes espessuras
• Tratamento térmico superficial e localizado
• Projeto e integração de processos a laser em sistemas dedicados
Essa estrutura viabiliza testes, provas de conceito, certificações e industrialização de soluções em processamento a laser.
Redução de custos e desperdícios
Ganho de produtividade
Redução do tempo de produção
Liberdade para criar geometrias complexas
Versatilidade para diferentes materiais e aplicações
Melhoria de propriedades mecânicas como resistência à corrosão.
Personalização de superfícies com alta funcionalidade
Eficiência no uso de materiais e insumos
O SENAI atua com acesso a diversas fontes de fomento à inovação, permitindo que empresas parceiras desenvolvam projetos estratégicos com menor risco e maior impacto, impulsionando o avanço tecnológico e a competitividade industrial.
O local ideal para personalizar sua solução







Nós temos a resposta: laser na medida certa, no tempo certo.
Com mais de 5.500m², o CTLaser será uma das forças motrizes da inovação industrial em Santa Catarina. Criado para atender as demandas mais complexas da indústria nacional, o centro transformará realidades com agilidade, precisão e impacto financeiro mensurável. Quer um exemplo prático? Uma peça crítica que levaria 6 meses para chegar poderá ser entregue em 7 dias, evitando prejuízos milionários, em especial, para a indústria de óleo e gás! Tecnologia que chega na hora certa!
investidos pela Petrobras
investidos pelo SENAI/SC
Conheça algumas soluções já implementadas que estão potencializando a indústria com processamento a laser.
A Rôgga Empreendimentos buscava aumentar a produtividade e reduzir custos na montagem de estruturas metálicas de vergalhões para lajes, um processo manual, demorado e dependente de mão de obra especializada.
Em parceria com o Instituto SENAI de Inovação em Processamento a Laser, foi desenvolvido um projeto de PD&I que possibilitou o desenvolvimento de uma solução robótica para solda de vergalhões, validada por meio de simulação computacional.
O projeto tem a capacidade de trazer maior precisão, automatização do processo e redução significativa de tempo e custos, fortalecendo a competitividade da construtora e abrindo caminho para novas aplicações tecnológicas no setor.
A cidade de Joinville, reconhecida como Capital Nacional da Dança, buscava um símbolo que unisse arte, inovação e identidade local, homenageando sua tradição cultural com o uso de tecnologias industriais de ponta.
Em parceria entre a Prefeitura de Joinville, FIESC e a Escola do Teatro Bolshoi, os Institutos SENAI de Inovação desenvolveram uma escultura em aço feita por manufatura aditiva a laser, a primeira bailarina impressa em 3D em tamanho real do Brasil.
O projeto uniu engenharia e sensibilidade artística, utilizando técnicas avançadas de fusão e deposição a laser para reproduzir com precisão os movimentos da bailarina joinvilense Thais Diógenes, solista do Bolshoi na Rússia.
O resultado é uma obra que celebra a cultura, a tecnologia e a força da indústria catarinense, eternizando a dança em aço, símbolo da inovação que transforma o cotidiano das pessoas.
Controle de qualidade de veículos com tecnologia 4.0
Automação de processo em locais confinados e de difícil acesso nas fábricas de automóveis.
Desenvolvimento de fabricações por manufatura aditiva e caracterizações de particulados, amostras e protótipos de insertos, moldes e dispositivos com geometrias complexas na cadeia de ferramentarias automotivas.
Semiautomação da produção e reparo de ferramentas
Desenvolvimento e validação em escala laboratorial (TRL 4) de tecnologias de manufatura aditiva (MA) metálica de acordo com objetivos específicos de competitividade para o setor de ferramentarias brasileiras em um período de 3 anos.
Desenvolvimento de uma biblioteca digital de componentes, com os parâmetros e características para a fabricação das peças.
Disseminar a utilização das tecnologias de deposição direcionada de energia a laser (L-DED) e fusão em leito de pó a laser (L-PBF).