Recursos biológicos e dados que impulsionam o futuro da indústria
Nos próximos anos, os recursos naturais, as cadeias produtivas e a saúde humana estarão profundamente conectados à capacidade de interpretar, modelar e aplicar informações biológicas com precisão. Nos Institutos SENAI de Inovação e Tecnologia, assumimos a ambição de nos tornarmos referência nacional em bioinformática, análise de dados biológicos e aplicações de ciências ômicas, com um propósito claro: transformar conhecimento em novos negócios para a indústria.
A bioeconomia que impulsionamos parte da combinação entre:
Dados ômicos (genômica, transcriptômica, metabolômica e proteômica)
Modelagem computacional e inteligência artificial
Recursos renováveis e biodiversidade brasileira
Indústria conectada à ciência, tecnologia e inovação aplicada
Essa convergência tecnológica permite criar insumos, processos e modelos de negócio de altíssimo valor agregado, com impacto direto na redução de emissões, substituição de fontes fósseis, personalização em saúde e segurança alimentar e dos alimentos.
Onde tecnologia e inovação encontram o mercado.
Nosso compromisso é fortalecer cadeias industriais baseadas em biotecnologia, desenvolver soluções para agricultura regenerativa, acelerar a descarbonização com bioenergia e abrir espaço para a medicina personalizada.
Do dado genético ao novo negócio.
Do conhecimento à liderança industrial.
Laboratórios especializados em microbiologia, biologia molecular e química, aliados a uma robusta estrutura de bioinformática e computação de alto desempenho, integrando análises de dados a soluções baseadas em inteligência artificial.
Parcerias com EMBRAPA, EPAGRI, universidades, startups e redes SENAI, atuando em projetos colaborativos em diversas frentes.
Especialistas em biotecnologia, IA, ciência de dados, alimentos, genômica e engenharia de processos.
Transformamos dados biológicos em soluções reais com alto potencial de negócio para a indústria.
Veja algumas soluções já desenvolvidas
Prospecção de novos insumos para a cadeia de carne cultivada, com aplicação de análises multiômicas e inteligência artificial, promovendo alternativas sustentáveis à proteína convencional, desenvolvendo bioinsumos para substituição do soro fetal bovino.
Fonte de Fomento: EMBRAPII
Investigação de estratégias para diagnóstico e controle do Greening em citros, abordando o vetor e os agentes da doença, por meio de métodos naturais e biotecnológicos, criando bioinsumo com atividade antibacteriana
Fonte de Fomento: EMBRAPII
Veja como o Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil de Santa Catarina, em parceria com as empresas Musa da Terra, EuroFios, Altenburg e Pacoa Eco, desenvolveu uma técnica para transformar a fibra do caule da bananeira em tecido. Além de ser uma alternativa sustentável e alinhada com a economia circular, essa nova abordagem resultou em um tecido mais resistente, com excelente padrão estético e toque macio e que pode ser confeccionado em escala industrial!
Desenvolvimento de métodos analíticos de rastreabilidade de café, vinho e azeite mineiro por razão isotópica, agregando valor e autenticidade às cadeias produtivas.
Nós fazemos parte da força que impulsiona o crescimento da indústria com ciência, responsabilidade e sustentabilidade.
Aqui você transforma sustentabilidade em valor e inovação em vantagem estratégica.