Criar soluções inovadoras para tornar viável a produção local de hidrogênio verde, reduzindo custos de produção, transporte e operação, ao mesmo tempo em que aumenta a eficiência energética e garante aplicabilidade em escala de mercado.
Um projeto ANEEL, com iniciativa da CTG Brasil, executado em parceria com o Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados e o Itaipu Parquetec. A proposta inovadora uniu eletrônica de potência, conectividade e inteligência artificial para criar uma infraestrutura completa de produção de H₂V com maior eficiência.
O coração da solução é um conversor CC-CC multiportas, que substitui diversos equipamentos tradicionais por uma única unidade capaz de integrar simultaneamente fontes fotovoltaicas, eólicas e baterias de sódio.
Complementando essa arquitetura, um sistema inteligente baseado em IA e IoT toma decisões em tempo real sobre como operar o sistema com máxima eficiência, prevendo a geração energética, gerenciando o uso do armazenamento e otimizando a operação do eletrolisador.
Com ganhos de eficiência energética de até 13%, quando comparado com microrredes tradicionais, trata-se de uma tecnologia nacional com alto potencial de impacto, capaz de transformar o hidrogênio verde em uma alternativa economicamente viável para o futuro da energia no Brasil e no mundo.
A identificação de locais para instalação de usinas eólicas offshores demanda a coleta de diversas informações marítimas e meteorológicas para escolher o melhor ponto para geração de energia.
Uma boia equipada com sensores que captam dados meteorológicos e oceanográficos, e um sensor lidar que captura a velocidade de ventos até 200m de altura. Com conectividade de satélites, a bóia é crucial para a prospecção de novos parques eólicos offshore.
Oferecer uma alternativa viável e acessível para a eletrificação de veículos comerciais leves, novos e usados, visando reduzir emissões e viabilizar a mobilidade urbana sustentável para frotas corporativas.
Em parceria com a Stellantis, WEG e FuelTech, o SENAI SC está desenvolvendo um projeto de retrofit elétrico que converte veículos com motor a combustão em modelos 100% elétricos, por meio da substituição do powertrain e instalação de kits de baterias no compartimento de carga, sem necessidade de alteração estrutural.
Os testes em vias públicas permitirão validar o desempenho técnico e econômico da solução, que será inicialmente disponibilizada a clientes B2B com foco em rotinas urbanas de até 100 km por dia.
A Fundição Santa Terezinha enfrentava altos custos com energia elétrica, especialmente no sistema de ar comprimido, comprometendo a eficiência da operação e a competitividade no mercado. Havia desperdícios não mapeados, consumo elevado mesmo com a fábrica fechada e hábitos que impactavam diretamente no gasto energético.
Com o apoio da Consultoria em Eficiência Energética do SENAI, foi realizado um diagnóstico completo da planta, utilizando equipamentos de alta precisão para identificar vazamentos de ar comprimido e outros desperdícios. A empresa implementou ações corretivas imediatas, reduziu o consumo em 13,76% nesse sistema e alcançou uma economia média anual de mais de R$ 26 mil. Além disso, ajustes simples de comportamento e operação permitiram ganhos adicionais, mostrando que é possível crescer com mais eficiência e menos custo.
E nós estamos prontos para ser a ponte entre ideias e ações.