Sabemos que a busca por medidas para diminuir os impactos negativos no meio ambiente vem crescendo cada vez mais. O ARLA 32 é uma medida que caminha em conjunto com este propósito.
Desde 2012, o Brasil adotou o Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) que tornou obrigatória a utilização do Agente Redutor Líquido Automotivo (ARLA 32) em veículos automotores que utilizem diesel para diminuir a poluição.
Por isso, vamos falar um pouco mais sobre este Agente Redutor, para que serve, quais seus benefícios e muito mais.
O que é o ARLA 32?
A sigla ARLA significa Agente Redutor Líquido Automotivo. Desta forma, ARLA 32 é o nome dado a um agente redutor essencial, que reduz a emissão de poluentes, transformando os tóxicos óxidos de nitrogênio em materiais não nocivos, como nitrogênio e água.
Já o “32” refere-se à concentração de ureia dentro da solução de água desmineralizada conforme NBR ISO 22.241, presente no tanque em 32,5%.
A ureia é a substância responsável por gerar a reação química para quebrar os óxidos de nitrogênio (NOx), transformando-os em água e nitrogênio, sendo este um componente inofensivo para a saúde humana.
Como funciona o uso do ARLA 32?
A solução é injetada no sistema de escapamento dos veículos que possuem tecnologia SCR (Catalisador de Redução Seletiva) para a redução da emissão de óxidos de nitrogênio (NOx), que além de ser poluente, também é nocivo à saúde e responsável por diversas doenças respiratórias.
Quais são as vantagens do ARLA 32?
- Contribui diretamente para a redução das emissões dos poluentes emitidos pelos motores dos automotores.
- Permite uma redução de até 98% das emissões de óxidos de nitrogênio.
- Produto químico seguro, pois não é inflamável, tóxico ou explosivo.
- Promove a economia de combustível, compensando ainda mais o investimento.
SIM! O ARLA 32 é obrigatório!
Todos os caminhões produzidos no Brasil desde 2012 são obrigados a saírem da fábrica com o sistema de SCR e a utilizar o ARLA 32. Como já mencionamos no início do texto, existe uma norma que prevê o uso, chamada: PROCONVE – Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores.
> O objetivo da PROCONVE é a diminuição da emissão de NOx, substância altamente poluente, responsável pelo aumento dos casos de asma. Muitos caminhoneiros ainda resistem ao uso do Arla 32. Porém, deixar de utilizar a substância pode acarretar problemas técnicos no veículo, além de ser considerado crime e resultar em multa de até R$ 50 milhões aos infratores.
Como o Instituto SENAI de Tecnologia Ambiental pode ajudar?
O Instituto SENAI de Tecnologia Ambiental de Santa Catarina conta com o PEP – Programa de Ensaios de Proficiência. Através dele é possível analisar amostras do ARLA 32, para atestar a confiabilidade e eficiência.
> Durante todo o ano, acontecem rodadas para a realização dos Ensaios de Proficiência, e a rodada de análise microbiológica e físico-químico de água, ARLA 32 e swab, está com as inscrições abertas até 02 de junho de 2024. Para saber mais, clique aqui e confira!