Instituto SENAI SC

ARLA 32: O que é e para que serve

Compartilhe nas suas redes!

Sabemos que a busca por medidas para diminuir os impactos negativos no meio ambiente vem crescendo cada vez mais. O ARLA 32 é uma medida que caminha em conjunto com este propósito. 

Desde 2012, o Brasil adotou o Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) que tornou obrigatória a utilização do Agente Redutor Líquido Automotivo (ARLA 32) em veículos automotores que utilizem diesel para diminuir a poluição.

Por isso, vamos falar um pouco mais sobre este Agente Redutor, para que serve, quais seus benefícios e muito mais.

O que é o ARLA 32?

A sigla ARLA significa Agente Redutor Líquido Automotivo. Desta forma, ARLA 32 é o nome dado a um agente redutor essencial, que reduz a emissão de poluentes, transformando os tóxicos óxidos de nitrogênio em materiais não nocivos, como nitrogênio e água. 

Já o “32” refere-se à concentração de ureia dentro da solução de água desmineralizada conforme NBR ISO 22.241, presente no tanque em 32,5%. 

A ureia é a substância responsável por gerar a reação química para quebrar os óxidos de nitrogênio (NOx), transformando-os em água e nitrogênio, sendo este um componente inofensivo para a saúde humana. 

ARLA-32-O- que-é-e-para-que-serve2

Como funciona o uso do ARLA 32?

A solução é injetada no sistema de escapamento dos veículos que possuem tecnologia SCR (Catalisador de Redução Seletiva) para a redução da emissão de óxidos de nitrogênio (NOx), que além de ser poluente, também é nocivo à saúde e responsável por diversas doenças respiratórias.

Quais são as vantagens do ARLA 32?

  • Contribui diretamente para a redução das emissões dos poluentes emitidos pelos motores dos automotores.
  • Permite uma redução de até  98% das emissões de óxidos de nitrogênio.
  • Produto químico seguro, pois não é inflamável, tóxico ou explosivo.
  • Promove a economia de combustível, compensando ainda mais o investimento.

SIM! O ARLA 32 é obrigatório!

Todos os caminhões produzidos no Brasil desde 2012 são obrigados a saírem da fábrica com o sistema de SCR e a utilizar o ARLA 32. Como já mencionamos no início do texto, existe uma norma que prevê o uso, chamada: PROCONVE – Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores. 

> O objetivo da PROCONVE é a diminuição da emissão de NOx, substância altamente poluente, responsável pelo aumento dos casos de asma. Muitos caminhoneiros ainda resistem ao uso do Arla 32. Porém, deixar de utilizar a substância pode acarretar problemas técnicos no veículo, além de ser considerado crime e resultar em multa de até R$ 50 milhões aos infratores.

Como o Instituto SENAI de Tecnologia Ambiental pode ajudar?

O Instituto SENAI de Tecnologia Ambiental de Santa Catarina conta com o PEP – Programa de Ensaios de Proficiência. Através dele é possível analisar amostras do ARLA 32, para atestar a confiabilidade e eficiência. 

> Durante todo o ano, acontecem rodadas para a realização dos Ensaios de Proficiência, e a rodada de análise microbiológica e físico-químico de água, ARLA 32 e swab,  está com as inscrições abertas até 02 de junho de 2024. Para saber mais, clique aqui e confira! 

Leia também

Abrir Whatsapp
Seja bem-vindo(a) aos Institutos SENAI! Clique abaixo para falar conosco por WhatsApp.
Ao solicitar contato você manifesta concordância no tratamento de seus dados, ficando ciente que receberá comunicação, atrás dos meios disponibilizados, de produtos, serviços e cursos de sua área de interesse. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.