Além de cumprir a legislação de segurança e evitar riscos sanitários, a validade, ou vida útil de um produto, impacta em qualidade, custos, cadeia produtiva e, principalmente, na percepção da sua marca.
É por isso que a vida útil precisa de prioridade dentro do seu negócio, já que ela interfere em toda a estratégia e a cadeia produtiva. Quando trabalhada com atenção, a shelf life pode melhorar a maneira como as pessoas enxergam seu produto e impulsionar as vendas.
A boa percepção de uma marca tem relação direta com shelf life
O período em que um produto permanece fresco e com qualidade para ser consumido é chamado de shelf life. A jornada desde o momento que um produto fica pronto até entrar na sacola dos clientes tem um impacto direto na qualidade final da mercadoria.
A percepção de uma marca e do valor de seus produtos depende diretamente da sua shelf life, além é claro, de cumprir os requisitos de saúde e segurança para não prejudicar o consumidor. Sem falar no impacto que a vida útil tem sobre custos operacionais, cadeias produtivas e transporte. Porém, para otimizar esses processos, é necessário identificar os diversos aspectos que influenciam a shelf life dos produtos.
Diversos fatores influenciam a vida útil do produto e sua qualidade final
Alguns fatores externos influenciam na vida útil do produto. A partir disso, listamos aqui seis aspectos principais relacionados ao processo de produção que servem para otimizar a shelf life:
1- embalagem;
2- matéria-prima utilizada na produção;
3- condições de armazenamento;
4- temperatura e umidade;
5- exposição à luz;
6- processo produtivo
Além disso, há ainda os detalhes intrínsecos dos produtos, como características naturais, componentes e propriedades. Todas essas variáveis devem ser avaliadas por profissionais qualificados para garantir a melhora do tempo útil.
A indústria pode encontrar a shelf life como solução para o plano de negócios
Em um dos projetos desenvolvidos pelo Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas, no ano de 2021, foi possível aumentar o tempo de vida útil de uma cuca alemã recheada.
O produto passou por um estudo com consultores especializados e, teve a shelf life como solução dos problemas. Foi obtido um aumento de vida útil de 30 dias durante o período de armazenamento, quando antes era de apenas 6 dias.
Para uma indústria, ou empresa, conseguir melhorias na qualidade final de seu produto, é preciso estabelecer um plano de análise e monitoramento de shelf life. Com o aumento da vida útil do produto, é possível alcançar uma percepção de marca positiva, além de diversos ganhos internos.
Soluções para a vida útil dos seus produtos
A tecnologia é essencial para maximizar sua produtividade, e encontrar as ferramentas certas para as necessidades da sua indústria é o nosso objetivo.
Baixe o e-book elaborado por profissionais com anos de qualificação e experiência, para entender mais sobre o processo que pode ajudar sua empresa a aumentar os ganhos em todos os processos.