Sistema Nacional de Laboratórios em Fotônica (Sisfóton)
Fazemos parte do Sistema Nacional de Laboratórios em Fotônica (Sisfóton). Esta iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) visa unificar atores com competência na ciência da luz, também chamada de fotônica. A rede de laboratório por sua vez torna acessível o contato de empresas, universidades e indústrias com as aplicações tecnológicas de fenômenos luminosos.
Nosso Instituto SENAI de Inovação em Processamento a Laser é dividido em quatro competências de processamento de materiais a laser . A estrutura que soma aproximadamente 1500 m² é operada por 55 colaboradores distribuídos entre bolsistas, estagiários, mestres e doutores.
O laboratório executa atividades de revestimento, texturização e funcionalização de superfícies com lasers pulsados, limpeza a laser, desenvolvimento e fabricação de nanomateriais por ablação a laser.
A plataforma de manufatura aditiva a laser oferece serviços de deposição de metais a laser, fusão seletiva a laser, design para manufatura aditiva, manufatura híbrida e pesquisas.
O espaço é voltado à aplicação da soldagem a laser, soldagem híbrida laser-arco elétrico, além do tratamento de materiais metálicos e poliméricos.
A infraestrutura abrange soluções para caracterizações mecânicas, como tração, torção, fadiga, dureza e impacto. Além disso, contamos com equipamentos para caracterizações microestruturais, como microscópios ópticos e eletrônicos, e dimensionais.
O Sisfóton é uma rede de laboratórios dedicados à pesquisa e inovação em Fotônica, com o objetivo de desenvolver soluções inovadoras para diversos setores, como saúde, energia, agricultura, indústria e mobilidade.
A rede inclui o laboratório integrador CPQD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações), que trabalha em conjunto com o MCTI para promover interações e divulgações científicas, incentivando o empreendedorismo e a criação de StartUps nos laboratórios gerais. Estes laboratórios gerais possuem competências avançadas em pesquisa, formação de pesquisadores e transferência tecnológica.
A disseminação, testagem e qualificação da tecnologia a laser. Fortalecendo a colaboração entre indústria e instituições de pesquisa para valorizar pesquisa, desenvolvimento e inovação.
A tecnologia fotônica, a fim de elevar a sua prontidão tecnológica para os níveis entre 6-7 segundo as escalas de Technology Readiness Level (TRL) e Manufacturing Readiness Level (MRL).
Imersões tecnológicas (capacitações), assessorias tecnológicas, fabricação de protótipos e desenvolvimento de projetos PD&I. Bem como a geração de impactos científicos, tecnológicos, econômicos, ambientais e sociais;
O conhecimento em manufatura avançada a laser e impulsionar a cultura de produção industrial avançada. Capacitando pesquisadores e profissionais da indústria com metodologias avançadas.
O desenvolvimento de tecnologias mais limpas, eficientes, e aprimorar a produtividade industrial para estimular o crescimento econômico e a criação de empregos.