> Barragem 4.0
Dona francisca s.a
Sobre o Projeto
Os riscos geotécnicos, ambientais e hidráulicos a que uma barragem está exposta exigem que as estruturas de armazenamento, os reservatórios, a fundação e as ombreiras das barragens tenham que ser monitorados e controlados, do mesmo modo que a água armazenada ou em fluxo. A “Barragem 4.0” permite um monitoramento constante, a partir de um sistema inteligente que colhe o dado de sensores, os processa e entrega para os operadores uma análise de risco completa.
Desafio
Reduzir os riscos de rompimento de barragem, custos de manutenção, acompanhar a pressão exercida sobre a estrutura e munir os operadores do setor elétrico com informações confiáveis.
Solução Proposta
A tecnologia processa os dados sobre a estrutura da barragem e indica, por exemplo, qual região da barragem está se movimentando e se a movimentação é ou não indevida. Há ainda uma terceira frente, composta pelo monitoramento aéreo com drones, que anallisa as imagens e identifica automaticamente danos na estrutura
Resultado
Desenvolvido junto à Usina Hidrelétrica Dona Francisca – localizada na região central do Rio Grande do Sul e com capacidade de geração de 125 MW – o sistema possibilita um melhor funcionamento da barragem quanto á sua segurança e integridade.