Instituto SENAI SC

> Barragem 4.0

Dona francisca s.a

Sobre o Projeto

Os riscos geotécnicos, ambientais e hidráulicos a que uma barragem está exposta exigem que as estruturas de armazenamento, os reservatórios, a fundação e as ombreiras das barragens tenham que ser monitorados e controlados, do mesmo modo que a água armazenada ou em fluxo. A “Barragem 4.0” permite um monitoramento constante, a partir de um sistema inteligente que colhe o dado de sensores, os processa e entrega para os operadores uma análise de risco completa.

Desafio

Reduzir os riscos de rompimento de barragem, custos de manutenção, acompanhar a pressão exercida sobre a estrutura e munir os operadores do setor elétrico com informações confiáveis.

Solução Proposta

A tecnologia processa os dados sobre a estrutura da barragem e indica, por exemplo, qual região da barragem está se movimentando e se a movimentação é ou não indevida. Há ainda uma terceira frente, composta pelo monitoramento aéreo com drones, que anallisa as imagens e identifica automaticamente danos na estrutura

 

Resultado

Desenvolvido junto à Usina Hidrelétrica Dona Francisca – localizada na região central do Rio Grande do Sul e com capacidade de geração de 125 MW – o sistema possibilita um melhor funcionamento da barragem quanto á sua segurança e integridade.

Abrir Whatsapp
Seja bem-vindo(a) aos Institutos SENAI! Clique abaixo para falar conosco por WhatsApp.
Ao solicitar contato você manifesta concordância no tratamento de seus dados, ficando ciente que receberá comunicação, atrás dos meios disponibilizados, de produtos, serviços e cursos de sua área de interesse. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.