Instituto SENAI SC

As aplicações da tecnologia Blockchain para as indústrias

Compartilhe nas suas redes!

O que é blockchain

O mundo das criptomoedas disseminou a tecnologia blockchain como um sinônimo de transações financeiras seguras e rastreáveis. É comum ouvir falar na capacidade dessas moedas digitais de carregarem registros de todas as transações na quais passaram dentro de seu código. Essas cadeias de informações registradas e criptografadas tornam o blockchain uma ferramenta muito poderosa no mundo das finanças. Mas você sabia que esta tecnologia possui utilidade na produção industrial contemporânea?

Imagine uma linha de produção do setor automotivo. Todos os dias milhares de operários, fornecedores e máquinas se encontram para dar forma a chassis e motores. É um processo de múltiplas etapas, mas cada passo deve ser verificado no final para atestar a qualidade veículo. É onde entra o blockchain. Com esta tecnologia é possível rastrear cada ator dentro da cadeia de produção em um “livro de registro” seguro e inviolável.

O que é blockchain

Segundo o pesquisador dos Institutos SENAI de Inovação, Marcelo Nunes, o blockchain carrega as qualidades da transparência e da segurança. “É uma cadeia de dados entrelaçados entre si, onde a informação carrega as transações anteriores”, explica. Essa característica própria do blockchain o torna muito útil para rastrear processos, seja no mercado financeiro, ou dentro de uma linha de produção.

Todos nós sabemos que na era digital a informação passou a se tornar a moeda mais valiosa. O blockchain surge neste cenário como um livro de registros dentro de uma mina de ouro. Assim como os antigos garimpeiros buscavam ouro nas profundezas da terra, os “garimpeiros digitais” da blockchain buscam informações valiosas por meio da mineração de dados.

Os mineiros digitais, equipados com suas ferramentas virtuais, escavam as transações em busca dos fragmentos certos para formar blocos coerentes. Como na mineração do ouro, onde o precioso metal é encontrado disperso na rocha, os dados da blockchain também estão fragmentados nas transações.

Cada bloco se torna uma página desse livro de registro (obtendo uma identidade única), conectada a outras por correntes douradas de criptografia, formando a cadeia de blocos – a blockchain. A referência a cada bloco anterior cria uma sequência imutável e segura de informações, semelhante a uma página de um livro que não pode ser alterada sem detecção.

Contudo, a magia da mineração de dados na blockchain difere da mineração do ouro. Em vez de competir fisicamente, os mineiros de blockchain resolvem problemas matemáticos complexos, usando recursos e energia para adicionar blocos à cadeia. O vencedor é recompensado com uma informação criptografada de alto valor agregado. A “pepita” mineirada no final não é um metal reluzente, mas sim uma rede de informações valiosas, protegida por correntes digitais e imune a alterações não autorizadas.

As várias utilidades do Blockchain nas indústrias

O blockchain é uma tecnologia que oferece vantagens significativas em termos de transparência, segurança e rastreabilidade. Essas características podem ser aplicadas de várias maneiras dentro das linhas de produção das indústrias para melhorar a eficiência, qualidade e confiabilidade dos processos. Aqui estão algumas maneiras pelas quais o blockchain pode ser usado:

  • Rastreabilidade da cadeia de suprimentos: O blockchain pode ser usado para criar um registro imutável e transparente de todas as transações e movimentações ao longo da cadeia de suprimentos. Isso ajuda a monitorar a origem de peças e componentes. Isso torna mais fácil identificar e resolver problemas de qualidade, autenticidade e conformidade.

 

  • Autenticidade e garantia de qualidade: O blockchain pode ser usado para registrar dados de qualidade e certificações de produtos em cada etapa da produção. Isso permite que os consumidores e parceiros comerciais verifiquem facilmente a autenticidade e a qualidade dos produtos, aumentando a confiança na marca.

 

  • Contratos inteligentes: Contratos inteligentes baseados em blockchain podem ser usados para automatizar acordos e transações entre diferentes partes da cadeia de suprimentos. Isso pode melhorar a eficiência ao eliminar intermediários e reduzir a necessidade de reconciliações manuais.

 

  • Gerenciamento de ativos: O blockchain pode ser usado para rastrear ativos físicos (máquinas, equipamentos, ferramentas) em tempo real. Isso ajuda a otimizar o uso desses ativos, melhorar a manutenção preventiva e reduzir o tempo de inatividade.

 

  • Verificação de dados e documentos: Documentos importantes, como manuais de operação, manuais de garantia e certificados de qualidade, podem ser armazenados em uma blockchain para garantir sua autenticidade e integridade ao longo do tempo.

 

  • Compartilhamento seguro de informações: As informações sensíveis podem ser compartilhadas entre diferentes partes da cadeia de suprimentos de forma segura e controlada, garantindo que apenas as partes autorizadas tenham acesso aos dados relevantes.

Leia também

ARLA 32: O que é e para que serve
ARLA 32: O que é e para que serve

Para comprovar a redução das emissões de gases através do ARLA 32, o Instituto SENAI/SC realiza Ensaios de Proficiência para atestar a eficiência.

Abrir Whatsapp
Seja bem-vindo(a) aos Institutos SENAI! Clique abaixo para falar conosco por WhatsApp.
Ao solicitar contato você manifesta concordância no tratamento de seus dados, ficando ciente que receberá comunicação, atrás dos meios disponibilizados, de produtos, serviços e cursos de sua área de interesse. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.