Instituto SENAI SC

5 Passos para ter a credibilidade garantida do seu laboratório e entregar excelência no produto final

Compartilhe nas suas redes!

O SENAI/SC te ajuda a desvendar em 5 passos, as melhores ações na busca de segurança, credibilidade garantida e qualidade para a sua empresa.

A credibilidade do seu produto depende de toda a jornada que você escolhe traçar

O que é qualidade laboratorial?

Deve englobar as fases pré-analítica, analítica e pós-analítica dos ensaios laboratoriais. A credibilidade garantida tem base na padronização e como objetivo principal executar minuciosamente todas as  etapas envolvidas na realização de um determinado ensaio.

Algumas etapas principais a serem seguidas:

  • Recebimento da amostra;
  • Organização e isolamento da amostra;
  • Definição de equipe técnica;
  • Pré-análise;
  • Análise;
  • Pós-análise;
  • Resultados e relatórios;
  • Envio de relatórios com orientações para melhorias;
  • Feedback do solicitante.

Credibilidade garantida com técnicas laboratoriais definidas

A postura dos profissionais que atuam em laboratório é fator determinante para garantir a segurança, as aplicações e os requisitos necessários para a realização de uma análise química.

Os riscos mais comuns estão diretamente ligados às normas de segurança relacionadas ao ambiente laboratorial, conceitos sobre pesagem, limpeza de vidrarias, medidas de volume, técnicas de calibração, entre outros. Conheça algumas das técnicas mais utilizadas por laboratórios credenciados:

Microscopia de Alimentos

A microscopia é um método da análise laboratorial, que visa pesquisar a presença de matérias estranhas nos alimentos para avaliar as condições higiênico-sanitárias da sua produção e armazenamento, garantindo um alimento seguro abrangendo toda a cadeia produtiva.

Avaliação das condições higiênico-sanitárias dos alimentos em toda a cadeia produtiva, com a pesquisa de matérias estranhas, que é uma análise extremamente recomendada.

Explicação da Emilia Almeida biomédica aqui do SENAI/SC sobre a microscopia de alimentos.

Biologia Molecular

As técnicas de biologia molecular se destacam quanto à sensibilidade e à precisão de seus resultados. Isso porque essa ferramenta é baseada na análise de segmentos específicos de DNA presentes nos produtos, que permitem identificar sua composição, seja de origem vegetal, seja de origem animal.

É uma área intimamente ligada à genética e à bioquímica, consiste principalmente em estudar as interações entre os vários sistemas da célula.

Detecção de Alergênicos

Na detecção de alergênicos, são feitos ensaios imunoenzimáticos e moleculares para determinação de proteínas alergênicas. Os alergênicos podem induzir uma reação de hipersensibilidade em indivíduos alérgicos. Mesmo os pequenos traços de alergênicos nos alimentos podem provocar reações alérgicas em pessoas sensíveis.

Portanto, o monitoramento dos produtos com a contaminação cruzada na matéria-prima e nas linhas de produção, é imprescindível. Além é claro da rotulagem correta dos produtos alimentícios, garantindo o controle de qualidade na indústria de alimentos.

Organismos geneticamente modificados

Na detecção de organismos geneticamente modificados usamos a metodologia molecular de Reação em Cadeia da Polimerase. Conhecida popularmente como PCR.

O método molecular de PCR é sofisticado para detectar a presença de organismos geneticamente modificados, e se destaca, pois pode ser realizado em alimentos altamente processados, é super sensível e detecta a menor presença de material modificado geneticamente, além de permitir a sua quantificação.

Detecção de espécie animal

Na detecção de espécie animal, também usamos a metodologia molecular de Reação em Cadeia da Polimerase, que você já conhece popularmente como PCR.

Devido à crescente complexidade das cadeias de suprimento de carne, os testes de identificação de espécies se tornaram a base da garantia de qualidade dos alimentos e da prevenção de fraudes.

 A comercialização de produtos com carne não declarada pode ser identificada facilmente. Em alguns casos, especialmente para aspectos religiosos como kosher ou halal com uma estratégia de tolerância zero, a detecção qualitativa altamente sensível é necessária. 

A PCR em tempo real fornece resultados robustos e confiáveis, mesmo em alimentos processados.

Faça análises Inter laboratoriais

Segundo a UFSC, o ensaio de proficiência é uma ferramenta para auxiliar na avaliação do desempenho de laboratórios de ensaios e de calibrações por meio de comparações inter laboratoriais. A importância da realização de programas de ensaio de proficiência (PEP) é fundamental para aumentar a credibilidade dos resultados das medições e, consequentemente, facilitar o comércio internacional e prevenir barreiras técnicas.

Bons resultados nestes programas entregam a excelência da sua marca

Tenha processo padronizado

Deve englobar as fases pré-analítica, analítica e pós-analítica dos ensaios laboratoriais. A credibilidade garantida tem base na padronização e, como objetivo principal executar minuciosamente todas as  etapas envolvidas na realização de um determinado ensaio.

Tubos de ensaio com padrão de posição e tamanho

Os processos padronizado oferece uma visão clara e detalhada para cada fase de uma empresa. Eles têm a função de reduzir erros, retrabalho, tempo, dinheiro gasto erroneamente, variações de qualidade e atrasos em entregas. O lean manufacturing, (também chamado de manufatura enxuta), é um modelo de gestão que pode ajudar você e a sua empresa com os processos padronizados.

Garanta que a sua equipe esteja capacitada

Desde sempre, trabalhamos integrados para transformar o futuro da indústria com soluções ágeis e humanas, isso nos traz grandes parcerias, como esta em questão. Junto à UNISENAI de Chapecó/SC agora você pode fazer uma graduação ou pós-graduação para resolver problemas reais da indústria utilizando metodologias de biologia molecular.

Mas quem traz mais informações sobre a metodologia é a nossa pesquisadora Karine Lena Meneghetti.

O projeto tem como objetivo desenvolver e validar uma metodologia rápida, sensível e específica, baseada na reação em cadeia da polimerase em tempo real para detecção de possíveis fraudes com leite de outras espécies em produtos lácteos de origem animal (vaca, ovelha, cabra e búfala), contribuindo para a garantia da qualidade e segurança ao consumidor final.

Participe de eventos que sejam referência

Em outubro de 2022 aconteceu a Feira SIAL Paris. O evento criou tendências, ofereceu aos visitantes conteúdo especializado e atualizado sobre inovação e desenvolvimentos de mercado em todo o mundo.  Foi um dos grandes eventos que encantam o público. Um lugar onde profissionais do segmento alimentício discutiram invenção, transição, reinvenção e previsão no setor alimentício. 

Kátia Joana Verdi e a Andressa Casarin no letreiro oficial do evento em Paris

O Instituto SENAI/SC esteve presente com a Kátia Joana Verdi e a Andressa Casarin, que participaram de nos representaram em grande estilo.

Mantemos relacionamento com parceiros e indústrias para o desenvolvimento em tecnologia e inovação da indústria. Através dos nossos pilares promovemos soluções para as indústrias de todos os segmentos e setores. Aproveite as dicas dos especialistas do SENAI/SC para implantar melhorias na sua empresa. Clique aqui e agende a sua visita ou entre em contato conosco.

Leia também

ARLA 32: O que é e para que serve
ARLA 32: O que é e para que serve

Para comprovar a redução das emissões de gases através do ARLA 32, o Instituto SENAI/SC realiza Ensaios de Proficiência para atestar a eficiência.

Abrir Whatsapp
Seja bem-vindo(a) aos Institutos SENAI! Clique abaixo para falar conosco por WhatsApp.
Ao solicitar contato você manifesta concordância no tratamento de seus dados, ficando ciente que receberá comunicação, atrás dos meios disponibilizados, de produtos, serviços e cursos de sua área de interesse. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.