O mês de agosto de 2024 entrou para a história como o mês mais quente já registrado. Ondas de calor intensas, secas prolongadas e eventos climáticos extremos se tornaram cada vez mais frequentes, impactando diretamente a vida de milhões de pessoas em todo o mundo.Diante desse cenário global em agravamento, lançamos o Hub de Descarbonização FIESC, uma iniciativa pioneira que visa auxiliar as empresas catarinenses a tornar suas cadeias produtivas mais sustentáveis, consolidando um compromisso com o futuro.
Mas qual é o conceito de cadeia produtiva, o que significa descarbonizar e por que essa transformação é tão urgente?
São as respostas para essas perguntas que você irá descobrir a seguir, além de conhecer o funcionamento do Hub de Descarbonização FIESC e como ele pode ajudar sua empresa a construir um futuro mais sustentável.
O que você vai ver:
- O que são cadeias produtivas
- Por que a descarbonização é tão importante
- O Hub de Descarbonização FIESC
Afinal, o que são cadeias produtivas?
Uma cadeia produtiva é uma sequência de etapas que um produto percorre, desde a extração da matéria-prima até chegar ao consumidor final.
Cada etapa envolve diferentes processos como produção, transporte, distribuição e consumo.
E como você talvez você já tenha ouvido falar, as cadeias produtivas são complexas e interligadas, e qualquer alteração em uma das etapas acaba impactando no sistema como um todo.
Por exemplo, uma cadeia produtiva no setor têxtil começa no campo, com o cultivo de algodão, ou em indústrias, com a produção de fibras sintéticas. Em seguida, essas matérias-primas são transformadas em tecidos, transportadas para fábricas de confecção, onde são produzidas roupas e, finalmente, enviadas aos pontos de venda.
Neste contexto, todo este processo gera emissões de carbono, consome energia, água e produz resíduos. É neste momento que pensamos no conceito de descarbonização, que visa reestruturar as cadeias de produção, mitigando a emissão de poluentes e tornando os processos produtivos mais limpos, eficientes e ambientalmente responsáveis.
👉 Leia também: Entendendo o Processo Produtivo: Guia Completo
E por que a descarbonização é tão importante para a indústria?
Diante do cenário de transformação climática, a adoção de ações de descarbonização se mostra cada vez mais urgente. Isso porque, esta prática é fundamental para:
Combater as mudanças climáticas
Quando reduzimos as emissões de gases do efeito estufa, contribuímos para mitigar os impactos das mudanças climáticas, que incluem, como já mencionamos, o aumento do nível do mar, a perda de biodiversidade e os eventos climáticos extremos.
Preservar os recursos naturais
O processo de descarbonização também envolve a otimização do uso de recursos naturais, como água e energia, que passam a ser utilizados com mais inteligência. Isso significa não só o cuidado com o meio-ambiente, mas com a redução de custos para as indústrias.
Melhorar a qualidade de vida
Um ambiente mais limpo e saudável contribui para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, impactando a saúde pública. Neste sentido, entendemos que a poluição compromete o bem-estar e causa doenças graves, dificultando, inclusive, a produtividade do ser humano.
Aumentar a competitividade das empresas
Quando a própria sobrevivência está em jogo, é impossível não fazer escolhas mais conscientes. Por este motivo, empresas que adotam práticas sustentáveis tendem a ser mais competitivas no mercado, atraindo mais consumidores, que passam a ter uma percepção muito mais positiva sobre a marca e seu impacto social (e sabemos o quanto isso influencia diretamente a decisão de compra, certo?)
👉 Leia também: O círculo virtuoso formado entre o ESG e a Bioeconomia
Conheça o Hub de Descarbonização FIESC
Diante da urgência de agir, a FIESC criou o Hub de Descarbonização, uma plataforma que oferece às empresas catarinenses uma série de serviços e ferramentas para auxiliar na transição para um modelo de produção ambientalmente responsável e trazendo a descarbonização descarbonização para o centro da agenda do setor produtivo.
O hub liderado pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) é uma iniciativa que visa mobilizar, além do setor produtivo, governo, universidades e centros de pesquisa em busca de uma economia de baixo carbono e com desenvolvimento de soluções que reduzam as emissões de gases do efeito estufa no setor industrial catarinense.
Desta forma, o Hub atua em diversas frentes, como:
- Formação de pessoas através de cursos e treinamentos para capacitar profissionais em temas relacionados à sustentabilidade e à descarbonização;
- Pesquisa e desenvolvimento, investindo em projetos de pesquisa para desenvolver novas tecnologias e processos mais eficientes.
- Mapeamento e mensuração, realizando inventários de gases do efeito estufa e mapeando o potencial de geração de energias renováveis no estado;
- Apoio às empresas, oferecendo consultoria e assistência técnica para auxiliar as empresas na implementação de práticas mais sustentáveis.
Entre os programas já em ação, estão o projeto de aproveitamento de 100% dos dejetos suínos para a geração de biogás, o Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) das indústrias catarinenses e o Atlas de Energias Sustentáveis de Santa Catarina, elaborado em parceria com o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis e que mapeará o potencial de geração de energia de baixo carbono no estado.Além disso, os Institutos SENAI de Inovação e Tecnologia, também oferecem soluções para que as empresas adotem transportes e fontes de energia menos poluentes, além de otimizar o consumo energético e compensar emissões através de créditos de carbono.
A descarbonização das cadeias produtivas é um desafio urgente e complexo, mas também uma grande oportunidade para construir um futuro mais sustentável.
Este é o momento de agir, e o Hub da FIESC está pronto para ser um aliado estratégico das empresas catarinenses nesta jornada.
Para mais informações sobre o programa e como aderir, acesse o site.