Instituto SENAI SC

Conheça o Programa de Ensaios de Proficiência

Compartilhe nas suas redes!

Programa de Ensaios de Proficiência

Procurando uma maneira de comprovar os resultados dos laudos do seu laboratório? O Programa de Ensaios de Proficiência (PEP) é a solução para isso. Os Programas são utilizados mundialmente como um dos mecanismos de controle de qualidade laboratorial e desempenham um importante papel no reconhecimento pelos organismos credenciadores ou certificadores.

Neste artigo você entenderá um pouco mais sobre o Programa de Ensaios de Proficiência dos Institutos SENAI de Tecnologia em Santa Catarina, o que é e como podem contribuir com a sua indústria. 

 

O que é o Programa de Ensaios de Proficiência?

O Programa de Ensaios de Proficiência (PEP) é utilizado para avaliar o desempenho de laboratórios de calibração ou de ensaios, por meio de comparações interlaboratoriais. A participação do laboratório em Ensaios de Proficiência é um mecanismo indispensável para avaliar a sua competência técnica e aumentar a credibilidade dos resultados de suas medições.

De modo geral, os ensaios de proficiência proporcionam aos laboratórios participantes: 

  • Avaliação do desempenho e monitoração contínua; 
  • Evidência de obtenção de resultados confiáveis;
  • Identificação de problemas relacionados com a sistemática de ensaios; 
  • Possibilidade de tomada de ações corretivas e/ou preventivas; 
  • Avaliação da eficiência de controles internos; 
  • Determinação das características de desempenho, validação de métodos, tecnologias e reconhecimento de resultados de ensaios, ao nível nacional e internacional.
 
PEP avalia os laboratórios

Para que serve o Programa de Ensaios de Proficiência?

O Programa de Ensaios de Proficiência (PEP) tem como função demonstrar a confiabilidade dos resultados analíticos laboratoriais, além de identificar falhas e possibilitar a tomada de ações corretivas ou preventivas.

Em linhas gerais, o Programa é uma ferramenta de controle de qualidade eficaz na determinação do desempenho da fase analítica, mas a padronização deve ser pensada para todas as fases, sendo elas: pré-analítica, analítica e pós-analítica.

Os processos padronizados oferecem uma visão clara e detalhada para cada fase de uma empresa. Os resultados obtidos, serão: redução de erros e do retrabalho, ganho de tempo, economia financeira, redução de variações de qualidade e atrasos em entregas. O lean manufacturing (também chamado de manufatura enxuta), pode ser combinado com o PEP, já que é um modelo de gestão que pode ajudar você e a sua empresa com os processos padronizados.

Conheça os resultados do Programa de Ensaios de Proficiência

Diante do mercado, a evolução no conceito de Qualidade Laboratorial é inerente.

Conheça mais sobre este serviço e assegure resultados fidedignos. 

Leia também

ARLA 32: O que é e para que serve
ARLA 32: O que é e para que serve

Para comprovar a redução das emissões de gases através do ARLA 32, o Instituto SENAI/SC realiza Ensaios de Proficiência para atestar a eficiência.

Abrir Whatsapp
Seja bem-vindo(a) aos Institutos SENAI! Clique abaixo para falar conosco por WhatsApp.
Ao solicitar contato você manifesta concordância no tratamento de seus dados, ficando ciente que receberá comunicação, atrás dos meios disponibilizados, de produtos, serviços e cursos de sua área de interesse. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.