Instituto SENAI SC

Guia da Robótica: tudo o que você precisa saber sobre as máquinas da quarta revolução industrial

Compartilhe nas suas redes!

Guia da Robótica: tudo o que você precisa saber sobre as máquinas da quarta revolução industrial

Quais são os tipos de robôs que existem e suas funções?

Em 1920, o escritor tcheco Karel Capek escreveu a peça de teatro R.U.R (Rossum’s Universal Robots). Pela primeira vez na história alguém cunhava o termo ”robô” e imaginava uma fábrica do futuro cheia de “pessoas artificiais”. Mal sabia Capek que seu sonho não estava tão longe assim do que viria a acontecer décadas depois.

Hoje, a robótica é um dos alicerces da quarta revolução industrial que está em curso. Essas máquinas vieram para executar trabalhos considerados perigosos demais para humanos, exigentes demais, ou repetitivos demais. A grande diferença do foi imaginado por Capek é que os robôs não precisam tomar a forma de “pessoas” – conceito chamado de antropomorfismo.

Robôs podem vir em diferentes formas e tamanhos, com diferentes sistemas de movimentação, estrutura e articulação. Tudo depende da função que eles desempenharão, da forma e do ambiente em que eles irão operar. Na realidade, hoje vivemos um boom do design de robôs. E é isso que vamos te mostrar aqui. Quais são os tipos de robôs que existem e quais são as suas características.

Vem com a gente!

Os Tipos de Robôs

1. Robôs Anelados:

São inspirados na estrutura de seres vivos como minhocas e polvos (filo Annelida). Por sua vez, esse tipo de inspiração na natureza para desenhar robôs é chamado de biomimetismo. Eles possuem uma série de anéis articulados, o que lhes permite uma grande flexibilidade de movimento em espaços apertados. Essa estrutura é particularmente útil em tarefas de exploração, como a inspeção de tubulações.

2. Robôs Esféricos:

Têm uma forma semelhante a uma esfera e utilizam rodas ou propulsão para se moverem. São ideais para aplicações em ambientes internos, onde a manobrabilidade é essencial. Eles são amplamente usados em logística e automação industrial.

3. Robôs Cilíndricos:

Possuem um corpo principal em forma de cilindro, com articulações nos extremos. São comuns em aplicações de montagem e soldagem, onde podem alcançar áreas de difícil acesso devido à sua forma alongada.

4. Robôs Cartesianos:

Eles têm três eixos perpendiculares que permitem movimentos lineares precisas. São utilizados em máquinas de controle numérico, impressoras 3D e aplicações de corte a laser de alta precisão.

5. Robôs de Lagartas:

Possuem esteiras semelhantes às de um tanque. Isso lhes confere uma excelente tração em superfícies irregulares, tornando-os ideais para aplicações em ambientes externos ou terrenos acidentados. Os robôs lagartas frequentemente usados em robótica agrícola e robótica de construção.

6. Robôs Humanoides:

Os robôs humanoides, ou antropomórficos, são se assemelham à forma humana, com cabeça, tronco, braços e pernas. Essa semelhança com os seres humanos permite que eles realizem tarefas que exigem interação em ambientes humanos, como cuidados de saúde e assistência em casa.

7. Robôs Voadores:

Esses robôs são projetados para o voo e podem ser classificados em diversas categorias, incluindo drones e helicópteros autônomos. Eles são usados em vigilância, mapeamento aéreo, atividades militares e muito mais.

8. Robôs Subaquáticos:

Robôs subaquáticos são projetados para operar em ambientes aquáticos, como oceanos e leitos de rios. Eles são valiosos em explorações oceânicas, pesquisa marinha e manutenção de estruturas submersas, como oleodutos.

9. Robôs de Rastreamento:

Esses robôs são construídos para se moverem ao longo de trilhos ou guias fixas. São frequentemente usados em sistemas de transporte automatizado, como trens de carga automatizados em armazéns.

10. Robôs de Telepresença:

Os robôs de telepresença são projetados para permitir que os operadores humanos estejam presentes virtualmente em locais distantes. Eles são equipados com câmeras, microfones e telas que permitem a interação em tempo real.

Quem entende de robótica, entende de indústria

Cada tipo de robô tem suas próprias aplicações únicas, e a diversidade dessas máquinas reflete a crescente presença da robótica em nossas vidas. À medida que a Quarta Revolução Industrial avança, podemos esperar que esses tipos de robôs continuem a evoluir e a desempenhar papéis cada vez mais importantes em diversas indústrias e setores da sociedade.

Foi pensando nesta revolução histórica que os Institutos SENAI de Santa Catarina decidiram investir na área da robótica. Hoje, nosso time conta com uma equipe de pesquisadores e técnicos dedicada ao desenvolvimento de automações. Com nossa unidade localizada em Florianópolis e outra localizada em Joinville, somos capazes de atender qualquer setor da indústria para a criação de robôs customizados para suas necessidades.

Guia da Robótica: tudo o que você precisa saber sobre as máquinas da quarta revolução industrial

Agende uma visita

Leia também

ARLA 32: O que é e para que serve
ARLA 32: O que é e para que serve

Para comprovar a redução das emissões de gases através do ARLA 32, o Instituto SENAI/SC realiza Ensaios de Proficiência para atestar a eficiência.

Abrir Whatsapp
Seja bem-vindo(a) aos Institutos SENAI! Clique abaixo para falar conosco por WhatsApp.
Ao solicitar contato você manifesta concordância no tratamento de seus dados, ficando ciente que receberá comunicação, atrás dos meios disponibilizados, de produtos, serviços e cursos de sua área de interesse. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.