Instituto SENAI SC

Indústria de alimentos: shelf life como solução para o seu negócio

Compartilhe nas suas redes!

Além de cumprir a legislação de segurança e evitar riscos sanitários, a validade, ou vida útil de um produto, impacta em qualidade, custos, cadeia produtiva e, principalmente, na percepção da sua marca.

É por isso que a vida útil precisa de prioridade dentro do seu negócio, já que ela interfere em toda a estratégia e a cadeia produtiva. Quando trabalhada com atenção, a shelf life pode melhorar a maneira como as pessoas enxergam seu produto e impulsionar as vendas.

A boa percepção de uma marca tem relação direta com shelf life

O período em que um produto permanece fresco e com qualidade para ser consumido é chamado de shelf life. A jornada desde o momento que um produto fica pronto até entrar na sacola dos clientes tem um impacto direto na qualidade final da mercadoria. 

A percepção de uma marca e do valor de seus produtos depende diretamente da sua shelf life, além é claro, de cumprir os requisitos de saúde e segurança para não prejudicar o consumidor. Sem falar no impacto que a vida útil tem sobre custos operacionais, cadeias produtivas e transporte. Porém, para otimizar esses processos, é necessário identificar os diversos aspectos que influenciam a shelf life dos produtos.

Diversos fatores influenciam a vida útil do produto e sua qualidade final

Micro-organismos que contribuem para o perecimento de alimentos podem ser mitigados com soluções em shelf life.

Alguns fatores externos influenciam na vida útil do produto. A partir disso, listamos aqui seis aspectos principais relacionados ao processo de produção que servem para otimizar a shelf life: 

1- embalagem;
2- matéria-prima utilizada na produção;
3- condições de armazenamento;
4- temperatura e umidade;
5- exposição à luz;
6- processo produtivo

Além disso, há ainda os detalhes intrínsecos dos produtos, como características naturais, componentes e propriedades. Todas essas variáveis devem ser avaliadas por profissionais qualificados para garantir a melhora do tempo útil.

A indústria pode encontrar a shelf life como solução para o plano de negócios

Em um dos projetos desenvolvidos pelo Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas, no ano de 2021, foi possível aumentar o tempo de vida útil de uma cuca alemã recheada. 

O produto passou por um estudo com consultores especializados e, teve a shelf life como solução dos problemas. Foi obtido um aumento de vida útil de 30 dias durante o período de armazenamento, quando antes era de apenas 6 dias. 

Para uma indústria, ou empresa, conseguir melhorias na qualidade final de seu produto, é preciso estabelecer um plano de análise e monitoramento de shelf life. Com o aumento da vida útil do produto, é possível alcançar uma percepção de marca positiva, além de diversos ganhos internos.

Soluções para a vida útil dos seus produtos

A tecnologia é essencial para maximizar sua produtividade, e encontrar as ferramentas certas para as necessidades da sua indústria é o nosso objetivo.  

                                                                                                  Download do eBook

Baixe o e-book elaborado por profissionais com anos de qualificação e experiência, para entender mais sobre o processo que pode ajudar sua empresa a aumentar os ganhos em todos os processos.

Leia também

ARLA 32: O que é e para que serve
ARLA 32: O que é e para que serve

Para comprovar a redução das emissões de gases através do ARLA 32, o Instituto SENAI/SC realiza Ensaios de Proficiência para atestar a eficiência.

Abrir Whatsapp
Seja bem-vindo(a) aos Institutos SENAI! Clique abaixo para falar conosco por WhatsApp.
Ao solicitar contato você manifesta concordância no tratamento de seus dados, ficando ciente que receberá comunicação, atrás dos meios disponibilizados, de produtos, serviços e cursos de sua área de interesse. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.