Instituto SENAI SC

Impactos da Inteligência Artificial no Mercado Brasileiro

Compartilhe nas suas redes!

Impactos da Inteligência Artificial no Mercado Brasileiro

Os algoritmos inteligentes deixaram o imaginário da ficção científica para se tornar parte do cotidiano dos consumidores. Chatbots, redes sociais e sistemas bancários são alguns dos exemplos onde as pessoas já têm um contato direto, ou indireto com modelos de IA que foram criados para facilitar o atendimento, curadoria de conteúdo e análises de mercado.

Porém, a aplicação destas tecnologias ainda está em sua infância. Segundo estudo da PWC, até 2030 estes algoritmos podem impactar 30% de todo o mercado de trabalho. No Brasil, o fenômeno assume particularidades em razão das características da matriz econômica nacional. A pergunta que fica é: como a Inteligência Artificial pode impactar o mercado brasileiro?

O que os dados dizem sobre o uso de Inteligência Artificial no Brasil

A consultoria McKinsey estima que a IA gerará um aumento de 5% no Produto Interno Bruto (PIB) da América Latina em virtude da IA. Uma grande fatia desses investimentos estão ocorrendo aqui no Brasil.

De acordo com a Google Startups, cerca de 2,4 bilhões de dólares foram direcionados para empresas de tecnologia brasileiras em 2020. Parte dessas empresas estão na fronteira do desenvolvimento de soluções em IA para assistir demandas locais.

Entre os setores da economia que estão sendo mais explorados por empresas de IA no Brasil, a Google destaca quatro áreas. Saúde e Biotecnologia, RH e Gestão de Pessoal, Indústria 4.0 e Agricultura. Neste blogpost nós damos destaque para os dois setores com maior possibilidade de crescimento: a indústria e o agronegócio.

Hoje, somente 9,5% das empresas que desenvolvem algoritmos inteligentes focam nas necessidades do campo e das fábricas. Embora a indústria responda por 23,9% do PIB brasileiro, enquanto o agronegócio contribuiu com outros  24,8%. Ou seja, as possibilidades de negócios para atendimentos verticais, focados na necessidade desses setores, são gigantescas.

Inteligência Artificial na Agroindústria Brasileira

É fato notório o poder da agroindústria do Brasil como força impulsionadora da economia nacional. Com vastas extensões de terras férteis e clima favorável, o país tem um potencial inigualável para a agricultura e pecuária.

As tecnologias de Inteligência Artificial podem alavancar ainda mais a produtividade do setor e transformar o trabalho no campo em várias frentes.

A principal aplicação da IA no campo é para atividades de analytics. É fundamental analisar os dados sobre qualidade do solo, umidade, temperatura, volume de água sobre área cultivada, características do rebanho, ração destinada ao gado, e outros. 

O fornecimento de informações precisas sobre o momento ideal de plantio, irrigação, colheita e criação do rebanho tornam a produção mais eficiente, evitando desperdícios e maximizando o rendimento. A inteligência artificial atua justamente na geração de insights sobre esses dados, dando um norte para a tomada de decisões do produtor.

Essa visão é partilhada por acadêmicos que acompanham o tempo. Segundo o pesquisador especialista em Inteligência Artificial, Márcio Arante, o agro é de fato um dos terrenos mais férteis para algoritmos inteligentes.

“Uma das áreas que a gente vê mais aplicação é no agronegócio. Monitorar culturas e estimar safras são alguns dos usos mais prováveis para Inteligência Artificial no Brasil”.

Outra vantagem da IA é a automação de tarefas rotineiras. Robôs agrícolas equipados com tecnologias de visão computacional e aprendizado de máquina podem conduzir colheitadeiras, plantadeiras, ou até mesmo sistemas de irrigação.

Também há um grande potencial para monitoramento e controle de pragas. As infecções de plantas costumam causar mudanças de coloração que podem ser identificadas por algoritmos inteligentes.

Inteligência Artificial na Indústria Brasileira

Gastos com maquinário e estoque de peças estão no dia a dia de qualquer indústria. Os custos para manter tudo isso em ordem são altos e impactam consideravelmente nos lucros. Por isso, o principal auxílio da Inteligência Artificial para essas empresas é na manutenção preditiva.

Por meio da análise de dados, é possível controlar custos e prever o momento certo de se fazer uma manutenção nos equipamentos para prevenir falhas, desperdício de tempo e economia de energia.

Outra possibilidade de aplicação é justamente na logística de estoque, transporte e distribuição. Um exemplo concreto disso é a “Plataforma Digital Whirlpool” , desenvolvida pelos Institutos SENAI de Sistemas Embarcados em 2020 para a multinacional de eletrodomésticos. 

A Whirlpool fabrica mais de 200 mil produtos, que são distribuídos no território brasileiro por intermédio de dezenas de transportadoras. A Plataforma Digital usou inteligência artificial para integrar e monitorar toda a cadeia logística da empresa em todos os estados do país.

Instituto SENAI de Sistemas Embarcados

Em Florianópolis, o Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados é capaz de desenvolver Inteligência Artificial, internet das coisas (IOT), visão computacional e modelos preditivos para auxiliar o Agro e a Indústria Brasileira.

A nossa equipe de pesquisadores traz os conhecimentos mais recentes produzido nas instituições de ciência e tecnologia como solução para as necessidades das empresas. 

Contamos também gestores especializados, aptos a ajudar a delimitar o escopo de projetos de Inteligência Artificial, assim como a buscar fontes de financiamento para o custeio.

Leia também

Abrir Whatsapp
Seja bem-vindo(a) aos Institutos SENAI! Clique abaixo para falar conosco por WhatsApp.
Ao solicitar contato você manifesta concordância no tratamento de seus dados, ficando ciente que receberá comunicação, atrás dos meios disponibilizados, de produtos, serviços e cursos de sua área de interesse. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.