Instituto SENAI SC

ITMA 2023 e o futuro da Indústria Têxtil

Compartilhe nas suas redes!

A cada quatro anos, o International Textile Machinery Exhibition (ITMA) reúne os principais atores do setor têxtil para apresentar as últimas inovações, tecnologias e tendências que moldam o futuro do setor. Em 2023, não foi diferente. A 19ª edição do evento foi realizada na cidade de MIlão, palco recorrente do evento. Nos pavilhões da feira foram expostos um um conjunto empolgante de avanços na área de robótica, tecidos sustentáveis, tingimentos ecológicos e soluções digitais.

Acompanhar eventos como o ITMA 2023 é uma oportunidade valiosa para a indústria nacional. Segundo levantamento da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), o faturamento da cadeia têxtil e confecção brasileira chegou a R$ 190 bilhões em 2021 – contribuindo com 5,7% de todo o PIB industrial brasileiro.

A relevância da indústria têxtil e vestuário é ainda mais patente na economia de Santa Catarina, com a participação em 10,2% do PIB. Essa fábricas de diversos portes se concentram na região do Alto Vale do Itajaí (Blumenau, Brusque e Jaraguá do Sul) e são responsáveis por empregar milhares de trabalhadores. 

As novidades expostas no ITMA tem o potencial de trazer ganhos e melhorias para um setor muito influente no estado. Segundo o Chefe de Serviços Tecnológicos dos Institutos SENAI de Santa Catarina, Alceri Schlotefeldt, a indústria catarinense se faz presente no evento para aproveitar o networking e se atualizar das novidades. Ficar para trás em um setor tão dinâmico  não é uma opção. 

Foi pensando nisso que os Institutos SENAI de Santa Catarina enviou uma comitiva de gestores e técnicos para acompanhar de perto quais são as principais atualizações do setor. Trazemos para vocês os pontos principais do que foi exposto na feira.

Tendências do setor têxtil para ficar de olho

Uma das tendências mais proeminentes apresentadas no ITMA 2023 é a automação. Com o avanço da tecnologia, a automação tem se mostrado crucial para aumentar a eficiência, a precisão e a velocidade dos processos de produção têxtil. Os fabricantes estão adotando sistemas inteligentes que permitem desde o corte e costura de tecidos até a inspeção de qualidade, tudo isso alinhado a captação e análise de dados em tempo real. Além disso, a integração de sistemas de inteligência artificial e aprendizado de máquina está tornando a automação ainda mais sofisticada, possibilitando a otimização de processos e a redução de desperdícios.

Sustentabilidade na confecção veio para ficar

Outro tema central do ITMA 2023 é a sustentabilidade na indústria têxtil. Com a crescente conscientização sobre os impactos ambientais da produção têxtil tradicional, as empresas estão buscando soluções inovadoras para minimizar sua pegada ecológica. Tecidos sustentáveis estão ganhando destaque, com a utilização de fibras orgânicas, recicladas e biodegradáveis. 

O ITMA apresentou máquinas e técnicas de produção que permitem a fabricação de tecidos sustentáveis sem comprometer a qualidade e o desempenho. Além disso, foram destacadas iniciativas de logística e cadeia de suprimentos sustentáveis, com a implementação de processos de fabricação mais eficientes e a redução do uso de recursos naturais.

Uma das abordagens mais promissoras para a sustentabilidade na indústria têxtil é a economia circular. O conceito de economia circular visa eliminar o desperdício e o descarte de materiais, promovendo a reutilização, a reciclagem e a regeneração de produtos têxteis. 

No ITMA 2023, foram apresentadas soluções inovadoras para a reciclagem de tecidos, desde o desfibramento mecânico até o uso de processos químicos avançados. Essas tecnologias permitem que os tecidos usados sejam transformados em matéria-prima de alta qualidade para a produção de novos produtos, fechando o ciclo de vida dos materiais têxteis e reduzindo o impacto ambiental.

 

Além das tendências mencionadas, o ITMA 2023 também abordou outros temas importantes, como a digitalização da indústria têxtil, a personalização em massa e a interconectividade dos processos de produção. A integração de tecnologias digitais, como a internet das coisas e a análise de dados, está permitindo a criação de fábricas inteligentes, onde todos os aspectos da produção são interligados e otimizados em tempo real.

Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil

Parte do que foi exposto na Itália, durante o ITMA, vem de volta na bagagem para o Brasil. Nossos especialistas foram acompanhar a feira para trazer o que existe de mais moderno e sofisticado de técnicas para a indústria nacional. O Instituto SENAI de Tecnologia localizado em Blumenau (SC) está pronto para promover aumento de produtividade e eficiência nos processos industriais do setor têxtil, atuando por meio de consultorias, serviços metrológicos e serviços técnicos especializados.

Leia também

ARLA 32: O que é e para que serve
ARLA 32: O que é e para que serve

Para comprovar a redução das emissões de gases através do ARLA 32, o Instituto SENAI/SC realiza Ensaios de Proficiência para atestar a eficiência.

Abrir Whatsapp
Seja bem-vindo(a) aos Institutos SENAI! Clique abaixo para falar conosco por WhatsApp.
Ao solicitar contato você manifesta concordância no tratamento de seus dados, ficando ciente que receberá comunicação, atrás dos meios disponibilizados, de produtos, serviços e cursos de sua área de interesse. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.