Inovação & Tecnologia na indústria familiar
Há dois indicadores que são majoritariamente usados para acompanhar o grau de inovação na indústria, como nos levantamentos da Paer. Primeiro, o investimento em inovação de produtos, seguido do investimento em inovação de processos.
As indústrias familiares podem se beneficiar majoritariamente da inovação de processos. Esse tipo de investimento compreende a adoção de equipamentos, ou formas organizacionais que impliquem em aumento da produtividade e eficiência na distribuição de produtos existentes.
O ponto positivo de se investir na inovação de processos é que os resultados são sentidos imediatamente. Um estudo de mapeamento de processos, por exemplo, pode ser um primeiro passo para identificar gargalos, evitar desperdícios, ou propor automações de certas atividades no chão de fábrica. Já a implementação de cultura lean manufacturing, também pode beneficiar a indústria familiar, sendo aplicada para aumentar a capacidade produtiva e dar mais agilidade para os processos.
Pequenas inovações que fazem a diferença na indústria familiar
Destacam-se três tipos de inovações de processos que produzem um alto impacto na prosperidade de indústrias familiares. Primeiro, a avaliação dos processos de produtividade. Toda linha de produção possui gargalos, momentos onde se gasta mais tempo e recursos do que o necessário, ou que se deixa de agregar valor no produto. Um olhar externo é a melhor forma de reconhecê-los e propor mudançans assertivas.
Segundo, são as aplicações de tecnologias inteligentes de captação e análise de dados . Segundo dados do Serviço de Aprendizagem Industrial (SENAI), pequenas e médias empresas obtêm um aumento de produtividade de 22% quando implementam tecnologias digitais. Por último, as indústrias familiares podem economizar bastante dinheiro com planos de eficiência energética para reduzir os custos com energia.
Um programa feito sobre medida para indústrias familiares
O programa Agiliza é uma parceria entre SEBRAE e SENAI de Santa Catarina para tornar as micro e pequenas indústrias catarinenses mais produtivas e competitivas. O programa faz isso analisando os processos de produção, pensando novas estratégias e compartilhando conhecimento e técnicas para tornar essas empresas mais eficiente.
Os únicos pré-requisitos para participar é ser uma pequena ou média empresa baseada Santa Catarina. O Agiliza foi feito levando em consideração o caráter diverso da indústria catarinense. Podem participar indústrias do ramo Têxtil, Moveleiro, Cerâmico, Metalúrgico e assim por diante, sem qualquer limitação setorial. Confira o site do programa e inscreva-se!