A todo momento, nos deparamos com tecnologias disruptivas, que prometem facilitar e melhorar a rotina das indústrias. Dentro dessas transformações que configuram a revolução chamada indústria 4.0, há várias práticas convergentes. Uma dessas, é a Manufatura aditiva, que permite a produção de peças complexas e personalizadas de forma rápida e eficiente, eliminando muitos dos desafios enfrentados pelos métodos tradicionais de fabricação.
Agora, o que acha de saber o que realmente é a manufatura aditiva, quais os benefícios e vantagens pode oferecer para sua indústria e seu processo produtivo. Leia o conteúdo abaixo e compreenda o assunto.
O que é Manufatura Aditiva?
Criada no Japão em 1981, a manufatura aditiva é uma modalidade de produção que está conectada com a impressão 3D, mas não é somente isso, é possível criar objetos físicos com um molde virtual a partir da adição de materiais em camadas.
As matérias-primas mais utilizadas nesse processo são: Metal; e plástico (polímero).
É comumente confundida com a impressão 3D, mas não são a mesma coisa.
Impressão 3D x Manufatura Aditiva
A principal diferença entre as duas se dá no tópico apresentado acima, os materiais utilizados. Além disso, a manufatura aditiva é um tipo de fabricação de componentes mais complexos e duráveis no contexto industrial.
Já a impressão 3D é uma das ferramentas que permite a criação de objetos em um ambiente mais acessível e limitado, dificultando o escalonamento do produto. No entanto, o que a manufatura aditiva e a impressão 3D têm em comum é a possibilidade de criar objetos com geometrias complexas.
Como é a fabricação com a Manufatura Aditiva?
Como qualquer tipo de fabricação existem etapas e processos, na manufatura aditiva não poderia ser diferente, confira:
- A modelagem do objeto é feita através de um software de desenho assistido por computador (CAD) ou um scanner 3D;
- Depois do desenho do produto em CAD, a linha de produção utiliza o modelo digital para fabricar o artigo em escala, proporcionando mais agilidade, rapidez e precisão a essa etapa do processo;
- A matéria-prima, que pode ser metal ou plástico, podem ser utilizados juntos ou separados. Após inserir em uma impressora 3D, a máquina compõe a estrutura do objeto em camadas a partir de um desenho tridimensional;
- A última etapa, pode variar seu tempo de produção em horas ou dias, dependendo da complexidade do objeto, uma vez que a impressora 3D sobrepõe cada uma delas até concluir a forma do protótipo.
Qual o foco de produção da manufatura aditiva?
O foco de produção por manufatura aditiva são as peças com poucas unidades ou ainda únicas, tendo em vista a complexidade e custo de todo o processo. Ainda que com um valor agregado, traz muitos benefícios e pode ser aplicada em diversos cenários.
Confira alguns benefícios:
– Criação de protótipos: através da manufatura aditiva, é possível criar protótipos complexos e extremamente detalhados para estudo de viabilidade do projeto;
– Redução de custo de produção: com o mapeamento do projeto no software, é possível otimizar o uso da matéria-prima e diminuir o custo de produção;
– Personalização de produtos: as peças são produzidas por unidade, o que permite a personalização a cada nova impressão.
Vantagens práticas da Manufatura Aditiva:
Usar a manufatura aditiva pode fornecer inúmeros benefícios práticos e imediatos para a sua empresa:
- Velocidade: Produção rápida do projeto digital a um modelo físico, possibilitando a prototipagem rápida;
- Custo: Baixo custo de produção unitário, possibilitando produção unitária ou em pequenas quantidades;
- Reposição de estoques: A possibilidade de repor peças e componentes sem precisar importá-los de um fornecedor estrangeiro;
- Liberdade de design e complexidade: Possibilita fabricação de geometrias muito mais complexas que as demais formas de fabricação;
- Customização: É possível produzir produtos personalizados ao gosto e necessidades individuais;
- Sustentabilidade: Usa menos material e gera menos resíduos de produção e consome pouca energia elétrica.
Manufatura aditiva e a Indústria 4.0
Sim, a Manufatura aditiva é uma das tecnologias que compõe a Indústria 4.0 Ela é uma das tecnologias que compõe a Indústria 4.0 e, se somada a outras, expandem-se exponencialmente seus negócios, aumentando a produtividade e agilidade na tomada de decisões por parte dos gestores e entregando de soluções inovadoras ao mercado.
Isso acontece porque a Indústria 4.0 baseia-se em processos automatizados e inteligentes.
Se você quer saber mais sobre as possibilidades da manufatura aditiva dentro do seu negócio, entre em contato com os especialistas do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura.