Instituto SENAI SC

Produtor de Material de Referência: Instituto de Alimentos e Bebidas recebe acreditação do Inmetro

Compartilhe nas suas redes!

O Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas (Chapecó – SC), alcançou uma importante conquista:  a acreditação da CGRE do Inmetro para a produção de materiais de referência (MR). Esta acreditação coloca o instituto como a única instituição brasileira com essa acreditação para o escopo de composição química em alimentos.

O certificado de acreditação foi obtido após a comprovação de que o PMR Instituto SENAI/SC de Tecnologia atua em conformidade com os requisitos da norma ABNT NBR ISO 17034:2017 – Requisitos gerais para competência de produtores de material de referência. Dessa forma, o Instituto atingiu um marco significativo que assegura o seu comprometimento em alcançar os mais altos padrões de qualidade e excelência técnica.

O que são os materiais de referência?

Conforme a ABNT ISO Guia 30:2016, material de referência é um “material suficientemente homogêneo e estável com respeito a uma ou mais propriedades especificadas, que foi  estabelecido como sendo adequado para o seu uso pretendido em um processo de medição.” Isto é, eles são utilizados, principalmente, na avaliação da precisão de medição.

Mas também existem os materiais de referência certificados, que são caracterizados por um procedimento metrologicamente válido para uma ou mais propriedades especificadas. Eles são acompanhados de um certificado que fornece o valor de propriedade especificada, sua incerteza associada e uma declaração de rastreabilidade metrológica. Assim, os MRC fornecem atributos fundamentais para assegurar a confiabilidade metrológica, como:

  • Rastreabilidade para calibrar instrumentos;
  • Atribuir valor de propriedade a outros materiais;
  • Validar métodos de medição;
  • Garantir a qualidade dos processos.

“Um grande marco para o Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas”

Andressa Casarin, coordenadora do instituto, expressou sua satisfação com a conquista:

“Este marco é fruto do comprometimento e dedicação de toda a equipe técnica do Instituto ao longo dos anos, no desenvolvimento dos materiais de referência e materiais de referência certificados para o setor de alimentos e bebidas. Isso reforça nosso propósito de atender às demandas da indústria do setor. (…) De agora em diante, nosso objetivo é ampliar o escopo de atuação, mantendo sempre um olhar atento às necessidades dos nossos clientes.”

Além da da acreditação como produtor de MR, o PEP (Programa de Ensaios de Proficiência) teve a ampliação de serviços acreditados pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro. Estes serviços utilizados como mecanismos de controle de qualidade laboratorial e necessários para que a indústria seja reconhecida por órgão credenciadores e certificadores.

A acreditação do PMR pode ser conferida no site do Inmetro
A acreditação do PEP também pode ser conferida no site do Inmetro

Se sua empresa tem interesse em saber mais sobre o serviço de produção de materiais de referência do Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas, entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp clicando aqui.

Leia também

ARLA 32: O que é e para que serve
ARLA 32: O que é e para que serve

Para comprovar a redução das emissões de gases através do ARLA 32, o Instituto SENAI/SC realiza Ensaios de Proficiência para atestar a eficiência.

Abrir Whatsapp
Seja bem-vindo(a) aos Institutos SENAI! Clique abaixo para falar conosco por WhatsApp.
Ao solicitar contato você manifesta concordância no tratamento de seus dados, ficando ciente que receberá comunicação, atrás dos meios disponibilizados, de produtos, serviços e cursos de sua área de interesse. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.