Instituto SENAI SC

Nova Indústria Brasil: oportunidade para inovação

Compartilhe nas suas redes!

O recém lançado programa Nova Indústria Brasil promete mudar o cenário da inovação no país ao longo de quatro anos

O recém lançado programa Nova Indústria Brasil promete mudar o cenário da inovação no país ao longo de quatro anos. São R$ 300 bilhões anunciados para investimento em ações de promoção ao desenvolvimento industrial, incluindo fomento à inovação, até 2026. Grande parte do financiamento se dará por meio de linhas de crédito a juros de mercado. Entenda como o Nova Indústria Brasil cria uma oportunidade para indústrias que queiram investir em pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Uma política industrial horizontal de múltiplos atores

O programa está sendo encabeçado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Já os fundos para o investimento virão de uma combinação entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) e o Fundo do Clima.

Conheça os eixos e missões do programa Nova Indústria Brasil

O Nova Indústria Brasil é um plano de neoindustrialização, guiado por princípios de modernização em direção a uma indústria 4.0

O Nova Indústria Brasil é um plano de neoindustrialização, guiado por princípios de modernização em direção a uma indústria 4.0. Os dois eixos que guiam esse movimento econômico são a transformação digital e a descarbonização.  A busca por inovação e sustentabilidade são os pilares do programa. Isso insere o Brasil dentro de um esforço comum da comunidade internacional em nortear sua política industrial por estes dois valores.

Para alcançar a transformação digital e a descarbonização, o CNDI elenca seis missões para Nova Indústria Brasil:

1. Cadeias agroindustriais sustentáveis e digitais;

2. Forte complexo econômico e industrial da saúde;

3. Infraestrutura, saneamento, moradia e mobilidade sustentáveis;

4. Transformação digital da indústria;

5. Bioeconomia, descarbonização, e transição e segurança energéticas;

6. Tecnologias de interesse para a soberania e a defesa nacionais;

Como o Nova Indústria Brasil impacta empresas envolvidas em P,D&I

Quem trabalha com inovação sabe que os projetos custam caro e se estendem por um período indeterminado. Com frequência os projetos de sustentabilidade também enfrentam desafios similares. O Nova Indústria Brasil tem por objetivo trazer previsibilidade e segurança para os investimentos em P, D & I. Já foram anunciados R$ 66 bilhões dentro do montante total para investimento exclusivo em projetos de P,D&I.

Por outro lado, para enfrentar o desafio da morosidade nos resultados dos projetos de inovação, o programa promete estabelecer métricas que serão acompanhadas constantemente. A partir das métricas e metas estabelecidas, o CNDI irá monitorá-las de duas formas: o cumprimento das ações dentro de cada projeto, assim como o impacto delas nos indicadores macroeconômicos.

Uma novidade importante sobre a contrapartida das empresas é a exigência do BNDES e do Finep, que as empresas financiadas façam registro de suas criações/patentes no Brasil.

O importante papel dos Institutos de Pesquisa dentro da cadeia de inovação

Políticas industriais com foco em inovação precisam de ferramentas científicas e econômicas para acompanhar o sucesso dos investimentos. Em institutos de pesquisa, as equipes de pesquisadores estão acostumados a estabelecer marcos e etapas de validações para cada projeto. Quando necessário, um projeto é quebrado em subprojetos para que as entregas possam ser melhor geridas, e a evolução da inovação acompanhada. 

Brasil: o país das energias limpas e renováveis

Os Institutos SENAI de Santa Catarina são detentores de um vasto conhecimento e experiência na condução e execução de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I). Ao longo de nossa trajetória, adotamos uma abordagem meticulosa, utilizando a escala TRL (Technology Readiness Level), para monitorar e avaliar o nível de maturidade de cada projeto. Este método nos permite fornecer uma visão clara e objetiva sobre o estágio de desenvolvimento alcançado, permitindo uma gestão mais eficiente e direcionada. Nossa equipe de pesquisadores, composta por profissionais altamente qualificados, desempenha um papel fundamental no avanço contínuo de cada tecnologia em que nos envolvemos. Além disso, visando assegurar uma comunicação transparente e eficaz, implementamos um sistema rigoroso de relatórios. Nossos gestores, especializados na interseção entre a pesquisa e as demandas do mercado, desempenham um papel crucial na disseminação das inovações e no acompanhamento minucioso do progresso de cada projeto.

Leia também

ARLA 32: O que é e para que serve
ARLA 32: O que é e para que serve

Para comprovar a redução das emissões de gases através do ARLA 32, o Instituto SENAI/SC realiza Ensaios de Proficiência para atestar a eficiência.

Abrir Whatsapp
Seja bem-vindo(a) aos Institutos SENAI! Clique abaixo para falar conosco por WhatsApp.
Ao solicitar contato você manifesta concordância no tratamento de seus dados, ficando ciente que receberá comunicação, atrás dos meios disponibilizados, de produtos, serviços e cursos de sua área de interesse. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.